O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) selecionou, meio de concurso aberto à sociedade, artigo escrito por duas servidoras da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceira com uma servidora do Ministério da Educação (MEC) para compor, junto com outros trabalhos acadêmicos, a obra “Mulheres no Controle – Tópicos de Controle Interno Sob o Olhar das Mulheres”.
As servidoras da CGU são Maíra Lima, que atualmente é coordenadora-geral de Auditoria da Área de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da CGU, e Patricia Alvares, que é a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A servidora do Mec é Fernanda Guedes, que atua como assessora na Assessoria Especial de Controle Interno do ministério.
As autoras escreveram sobre as barreiras que dificultam a ascensão de mulheres às altas posições de liderança na Administração Pública federal em um artigo denominado “Auditoras internas governamentais e o desafio da liderança: ‘teto de vidro’, estereótipos e desigualdade na Administração Pública Federal”.
O artigo aborda a distribuição de cargos na CGU e constata que, embora a representação feminina em cargos seja proporcional à quantidade de mulheres na carreira, essa relação se torna desigual quando considerados os cargos de alta gestão.
A obra que traz o artigo das servidoras foi lançada no último dia 20 de junho, durante a 46ª Reunião Técnica do Conaci, realizada em São Luís (MA). A publicação, que conta com 25 artigos, busca promover mais inclusão e igualdade de gênero, além de estimular a participação feminina na pesquisa, na produção acadêmica e na difusão e aplicação do conhecimento na realidade brasileira.