Encontre aqui todas as dissertações defendidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações do IESB:
Esta dissertação tem por objetivo identificar e analisar as competências gerenciais dos coordenadores de curso superior no Instituto Federal de Brasília – IFB. As competências foram estruturadas sob a visão dos diretores e coordenadores de curso superior. A investigação científica visa responder ao seguinte questionamento: Que competências gerenciais permeiam as atividades do coordenador de curso superior no IFB e de que forma tais competências poderiam ser mais bem desenvolvidas? A pesquisa justifica-se pelo interesse e inquietação da pesquisadora em compreender o perfil, os desafios, as competências gerenciais e o contexto da atuação profissional dos coordenadores de curso superior no IFB. A metodologia de sistemas flexíveis – SSM foi a metodologia de discussão utilizada juntamente com o estudo de caso. Os coordenadores de curso destacaram suas principais competências, sendo: planejar, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas do curso; coordenar as atividades de elaboração e/ou reformulação do Projeto Pedagógico do Curso; orientar os docentes na elaboração dos planos de ensino; acompanhar a legislação reguladora do curso e dar publicidade, a fim de que a comunidade se mantenha atualizada. O estudo também caracteriza os recursos de competências fundamentais para o desenvolvimento da função acadêmica: conhecimento, habilidades e atitudes. Espera-se com este estudo, levantar um referencial teórico atualizado que sustente a investigação científica, e que traga resultados favoráveis para uma melhoria na capacitação dos gestores de cursos superiores.
competência gerencial, gestão de competência, coordenadores de curso superior, IFB.