Home
> Pesquisa >
Dissertações

Dissertações

Encontre aqui todas as dissertações defendidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações do IESB:

Voltar
Título:
Ensino Remoto em uma IES do Distrito Federal: Uma Resposta a Crise Pandêmica COVID-19
Resumo:

As incertezas e consequências advindas da pandemia COVID 19, causada pelo vírus Sars Cov 2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 27) que se instalou no mundo, em março de 2020, provocou mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. As instituições de ensino necessitaram adaptar seus contextos, adotando o processo ensino aprendizagem mediado pela tecnologia, passando do então momento presencial para o atual ensino remoto. A Instituição de ensino Superior, objeto desta pesquisa, foi levada a modificar suas práxis, os professores e alunos precisaram adquirir novas competências, sendo, pois, objetivo desta pesquisa identificar e analisar a percepção de docentes e discentes dessa instituição privada de ensino superior, em Brasília, DF, Brasil, sobre a adoção da metodologia de ensino na modalidade remota. Para tal, foram criadas e validadas duas escalas para identificar a percepção dos docentes e discentes a respeito da utilização da nova modalidade de ensino adotada. Os conceitos adotados foram competências técnicas e comportamentais. As escalas foram construídas, utilizando-se abordagens qualitativa e quantitativa, aplicadas em todos os docentes dos cursos presenciais de graduação 344 e em todos os discentes dos cursos presenciais de graduação, 7268. O método de análise foi Análise Fatorial Exploratória, AFE. Os principais resultados encontrados, na figura dos docentes, foi propor e executar um modelo instrucional adequado, como parte de um processo de inovação institucional e, no que diz respeito aos discentes, foram as mudanças comportamentais sofridas, como o distanciamento dos colegas e dos docentes e, principalmente o trabalho na própria residência com todas as demandas, distintas de uma sala de aula.

Palavras Chave:

Ensino Remoto, Competências, Ensino Superior.

Impacto Social:

Download:
PDF