Home
> Pesquisa >
Dissertações

Dissertações

Encontre aqui todas as dissertações defendidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações do IESB:

Voltar
Título:
O Impacto Do Uso De Abordagens Ágeis Nos Negócios
Resumo:

Por meio das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tem-se como objetivo geral demonstrar o impacto do uso de abordagens ágeis nos negócios em uma organização de tecnologia de informação. O estudo demonstrou que o uso de abordagens ágeis nos negócios gerou resultados positivos e diferenciados em detrimento ao emprego das metodologias tradicionais de gestão, demonstrando que as abordagens ágeis são muito mais que um modismo organizacional e sim uma necessidade para obtenção de maiores resultados. Também foi possível verificar a possibilidade de implantação diante de impactos na cultura organizacional e estratégia sobre o ponto de vista das variáveis financeiras. São apresentados ao longo do estudo a Teoria dos stakeholders, e sua influência nas abordagens ágeis, a inovação, a inovação em serviços, a estratégia organizacional, os tipos de estratégias organizacionais, a criação de valor, o conceito de Design de Serviços, o Design Thinking e a Cultura Organizacional. A metodologia qualitativa e exploratória é apresentada dentro do escopo da coleta de dados, as técnicas da metodologia de pesquisa, a revisão da literatura, a revisão sistemática, as entrevistas, o grupo focal, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas, os sujeitos da pesquisa, as variáveis de estudo e a representação dos resultados. No último capítulo, a Análise de Dados: a lista de projetos analisados, os dados financeiros sobre os projetos, os custos estimados, o custo real, o valor presente líquido, a economicidade, o custo / benefícios, os dados das entrevistas semiestruturadas e grupo focal, os dados da pesquisa do grupo focal e por fim as respostas aos objetivos das pesquisa.

Palavras Chave:

Design Thinking. Design de Serviços. Estratégias Competitivas

Impacto Social:

Download:
PDF