Home
> Pesquisa >
Dissertações

Dissertações

Encontre aqui todas as dissertações defendidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações do IESB:

Voltar
Título:
Premissas Para Avaliação De Maturidade Em Criação De Valor: Uma Investigação Exploratória De Processos E Práticas Nas Organizações
Resumo:

Este trabalho de pesquisa tem a finalidade de estabelecer premissas para a mensuração do nível de maturidade das organizações em relação ao tema da criação de valor, sob a perspectiva dos públicos consumidores. Tal questão merece atenção porque influencia as trocas – tangíveis ou intangíveis; conscientes ou inconscientes – entre instituições e clientes, determinando o desempenho dessas entidades. Nesse sentido, a investigação que se apresenta tem caráter exploratório e parte da teoria das configurações para analisar processos de negócio e práticas adotadas por empresas de diferentes níveis de maturidade em criação de valor. Para tanto, o projeto de investigação foi iniciado com uma revisão de literatura que, aproveitando métodos de análise de conteúdo, identificou os processos associados à criação de valor de acordo com a perspectiva dos 115 artigos científicos encontrados sobre o tema. A etapa seguinte foi baseada na análise de conteúdo dos relatos históricos de 50 empresas cotadas entre as cem com maior valor de marca no mundo, assim como de 50 empresas de porte equivalente, mas que não foram listadas entre as maiores em valor de marca. Os dados levantados foram analisados por meio do método de análise qualitativa comparativa (QCA), que apontou os processos de negócio mais influentes ao sucesso das empresas no desenvolvimento do valor da marca: estratégia, gestão de marca, inovação, marketing, recursos humanos e tecnologia da informação. Partindo dessa seleção, foram feitas entrevistas com 28 especialistas, mantendo representantes de cada uma das áreas e buscando identificar as práticas recorrentes em empresas de três níveis de maturidade em criação de valor para os consumidores: incipiente, mediano e excelente. A síntese dos resultados expõe três grandes fatores de influência a esse crescimento: a definição do percurso, a atuação das pessoas e a condução da percepção dos públicos consumidores.

Palavras Chave:

Criação de valor. Teoria das Configurações. Estratégia. Aprendizado organizacional.

Impacto Social:

Download:
PDF