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O objetivo geral desta dissertação é analisar a relação entre os construtos estilos de liderança dos gestores e a satisfação no trabalho, por parte dos liderados, servidores de uma agência reguladora nacional. Para alcançar este objetivo foi delineado o referencial teórico, por meio da análise de estudos científicos, que trataram dos dois temas. A literatura aponta para dois instrumentos, com evidências de validade no Brasil, que possuem administração simplificada e concisa e abrangem a mensuração destes construtos. Assim, foram utilizados nesta pesquisa a Escala de Satisfação no Trabalho e o Mul-tifactor Leadership Questionnaire, aplicados em 231 servidores da Agência Nacional de Telecomu-nicações – Anatel, em Brasília. Após a extração e o tratamento dos dados, foram analisadas estatísticas descritivas para caracterizar o perfil dos participantes da pesquisa, bem como para mensurar o nível de satisfação no trabalho, de uma forma geral, na visão dos liderados. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes se percebem satisfeitos no trabalho. Para identificar as dimensões da satis-fação e os tipos de liderança dos gestores, na visão dos liderados, foi empregada a Análise Fatorial Exploratória. Os resultados evidenciaram três fatores para a satisfação no trabalho - satisfação com colegas e natureza do trabalho, satisfação com o salário e satisfação com as promoções - e quatro para os estilos de liderança – dois transformacionais, um transformacional com uma característica transa-cional e um transacional. A maioria das respostas dos liderados se situaram entre satisfeito e total-mente satisfeito, para os fatores satisfação com colegas e natureza do trabalho e satisfação com as promoções. Quanto ao fator satisfação com as promoções, a maioria das respostas indicou insatisfação ou indiferença. Sobre a relação entre os construtos, a aplicação do coeficiente não paramétrico de Spearman resultou em evidências estatísticas de correlação positiva, moderada, entre a satisfação no trabalho e os fatores que identificaram os estilos transformacionais e um transformacional com uma característica transacional. Ao final, são relatadas algumas limitações da pesquisa além da apresenta-ção de uma agenda para realização de novos estudos sobre o assunto.
liderança, estilos de liderança, liderança transacional, liderança transformacional, satisfação no trabalho.